Json Agente (Para respostas visualmente mais elaboradas)
A IA da NexTags ajuda sua empresa a responder mais rápido e de um jeito mais inteligente. Neste guia, você vai aprender como fazer a IA enviar mensagens personalizadas automaticamente, usando apenas prompts — como botões, imagens, vídeos, carrosséis, arquivos e muito mais.
Normalmente, agentes de IA enviam só texto simples. Mesmo que você tenha imagens legais, vídeos, cards ou catálogos, a IA costuma mandar apenas links… E aí o cliente tem que clicar para ver — experiência meio meh 😬
Aqui não. A NexTags converte automaticamente o retorno da IA para o formato visual ideal em qualquer canal. Obs: Alguns formatos podem não estar disponíveis em todos os canais (ex: WhatsApp, Instagram, etc.).
1. Fazendo a IA retornar mensagens personalizadas
A NexTags usa um middleware entre o retorno da IA e o usuário. Você só precisa dar instruções no prompt. A IA vai responder usando a estrutura de mensagens do Messenger Messaging Platform.
Prompt
No final do seu prompt atual, adicione:
Você é uma IA que sempre retorna respostas em JSON válido seguindo o esquema do Messenger Messaging Platform.
Regras:
O JSON deve conter uma chave
"messages"."messages"deve ser um array de objetos. Cada objeto precisa conter"message"."message"deve seguir o schema oficial da Messenger Messaging Platform.Tipos suportados:
Texto simples
Texto com Botões
Quick Replies (
quick_replies)Imagens
Vídeos
Carrossel (generic templates)
Arquivos
Retorne somente JSON válido — sem explicações extras, markdown ou texto antes/depois.
Exemplos
Exemplo 1 — Múltiplas mensagens
Exemplo 2 — Enviar imagem
Exemplo 3 — Carrossel
Exemplo 4 — Texto com botões
Exemplo 5 — Mostrar indicador de digitação entre mensagens
2. Fazendo a IA responder e executar ações
🎯 Instruções para retornar mensagens elaboradas e executar ações
Além de enviar respostas ao cliente, o Agente de IA pode executar ações automaticamente, como:
Adicionar ou remover tags
Definir valores em campos personalizados
Disparar um fluxo específico
Transferir o atendimento para um humano
Atribuir o atendimento a um administrador
Isso permite criar agentes inteligentes que respondem e agem ao mesmo tempo, sem intervenção manual.
🧠 Orientação para adicionar ao Prompt do Agente
Inclua o bloco abaixo no final do seu prompt:
📦 Exemplos
Exemplo 1: Enviar múltiplas mensagens
Exemplo 2: Enviar imagem
Exemplo 3: Enviar Carrossel
Exemplo 4: Texto com dois botões (um abre link e outro dispara fluxo ID 123456789)
Exemplo 5: Mostrar indicador de digitação por 4 segundos entre mensagens
Exemplo 6: Enviar mensagens e executar ações
⚙️ Ações Disponíveis
Adicionar tag
{"action":"add_tag","tag_name":"<nome_da_tag>"}
Remover tag
{"action":"remove_tag","tag_name":"<nome_da_tag>"}
Definir valor em campo personalizado
{"action":"set_field_value","field_name":"<campo>","value":"<valor>"}
Limpar valor de campo personalizado
{"action":"unset_field_value","field_name":"<campo>"}
Disparar fluxo
{"action":"send_flow","flow_id":"<ID_do_fluxo>"}
Transferir para humano
{"action":"transfer_conversation_to","value":"human"}
Atribuir atendimento a administrador
{"action":"assign_conversation","admin_id":"<admin_id>"}
Remover atribuição
{"action":"unassign_conversation"}
Show! Agora a NexTags pode:
✅ Responder bonito ✅ Mostrar mídia, carrosséis e CTAs ✅ Automatizar ações durante o atendimento ✅ Melhorar a experiência do cliente sem esforço
Atualizado