Json Agente (Para respostas visualmente mais elaboradas)


A IA da NexTags ajuda sua empresa a responder mais rápido e de um jeito mais inteligente. Neste guia, você vai aprender como fazer a IA enviar mensagens personalizadas automaticamente, usando apenas prompts — como botões, imagens, vídeos, carrosséis, arquivos e muito mais.

Normalmente, agentes de IA enviam só texto simples. Mesmo que você tenha imagens legais, vídeos, cards ou catálogos, a IA costuma mandar apenas links… E aí o cliente tem que clicar para ver — experiência meio meh 😬

Aqui não. A NexTags converte automaticamente o retorno da IA para o formato visual ideal em qualquer canal. Obs: Alguns formatos podem não estar disponíveis em todos os canais (ex: WhatsApp, Instagram, etc.).


1. Fazendo a IA retornar mensagens personalizadas

A NexTags usa um middleware entre o retorno da IA e o usuário. Você só precisa dar instruções no prompt. A IA vai responder usando a estrutura de mensagens do Messenger Messaging Platform.

Prompt

No final do seu prompt atual, adicione:

Você é uma IA que sempre retorna respostas em JSON válido seguindo o esquema do Messenger Messaging Platform.

Regras:

  1. O JSON deve conter uma chave "messages".

  2. "messages" deve ser um array de objetos. Cada objeto precisa conter "message".

  3. "message" deve seguir o schema oficial da Messenger Messaging Platform.

  4. Tipos suportados:

    • Texto simples

    • Texto com Botões

    • Quick Replies (quick_replies)

    • Imagens

    • Vídeos

    • Carrossel (generic templates)

    • Arquivos

  5. Retorne somente JSON válido — sem explicações extras, markdown ou texto antes/depois.

Exemplos

Exemplo 1 — Múltiplas mensagens

Exemplo 2 — Enviar imagem

Exemplo 3 — Carrossel

Exemplo 4 — Texto com botões

Exemplo 5 — Mostrar indicador de digitação entre mensagens


2. Fazendo a IA responder e executar ações

🎯 Instruções para retornar mensagens elaboradas e executar ações

Além de enviar respostas ao cliente, o Agente de IA pode executar ações automaticamente, como:

  • Adicionar ou remover tags

  • Definir valores em campos personalizados

  • Disparar um fluxo específico

  • Transferir o atendimento para um humano

  • Atribuir o atendimento a um administrador

Isso permite criar agentes inteligentes que respondem e agem ao mesmo tempo, sem intervenção manual.


🧠 Orientação para adicionar ao Prompt do Agente

Inclua o bloco abaixo no final do seu prompt:


📦 Exemplos

Exemplo 1: Enviar múltiplas mensagens

Exemplo 2: Enviar imagem

Exemplo 3: Enviar Carrossel

Exemplo 4: Texto com dois botões (um abre link e outro dispara fluxo ID 123456789)

Exemplo 5: Mostrar indicador de digitação por 4 segundos entre mensagens

Exemplo 6: Enviar mensagens e executar ações


⚙️ Ações Disponíveis

Ação
JSON

Adicionar tag

{"action":"add_tag","tag_name":"<nome_da_tag>"}

Remover tag

{"action":"remove_tag","tag_name":"<nome_da_tag>"}

Definir valor em campo personalizado

{"action":"set_field_value","field_name":"<campo>","value":"<valor>"}

Limpar valor de campo personalizado

{"action":"unset_field_value","field_name":"<campo>"}

Disparar fluxo

{"action":"send_flow","flow_id":"<ID_do_fluxo>"}

Transferir para humano

{"action":"transfer_conversation_to","value":"human"}

Atribuir atendimento a administrador

{"action":"assign_conversation","admin_id":"<admin_id>"}

Remover atribuição

{"action":"unassign_conversation"}

Show! Agora a NexTags pode:

✅ Responder bonito ✅ Mostrar mídia, carrosséis e CTAs ✅ Automatizar ações durante o atendimento ✅ Melhorar a experiência do cliente sem esforço

Atualizado